LICEU DE ARTES E OFÍCIO DO MUNICÍPIO DE ACOPIARA
DEPUTADO FRANCISCO ALVES SOBRINHO
Rua Vicente Carlos Pinheiro, 101, Fone: (88) 3565-0598
E-MAIL: liceudeacopiara@hotmail.com
PROJETO:
PAI, MEU GRANDE AMIGO!
Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar".
(Bertrand Russell)
Pai, meu grande amigo!
I – APRESENTAÇÃO:
Como resultado da atual dinâmica social, a figura paterna sofreu alterações significativas, determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos na área médica, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho. Como não poderia deixar de serem, essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. Além disso, o conceito de pai também se alterou: passou da condição de suporte biológico para suporte social. Isso significa haver muitos pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... São avôs, tios, amigos da família, professores.
A família funciona como um sistema, como uma estrutura que envolve influências recíprocas entre seus diferentes componentes. Assim, a função do pai é dar apoio à família, usando a razão como fator predominante, para acolhida necessária. Ser pai é uma tarefa complexa, especialmente quando o filho é jovem. Desenvolver esse papel é estabelecer um canal de comunicação, que implica especialmente em reflexão e diálogo. Ele deve refletir antes de dizer sim ou não às solicitações do jovem. É preciso tomar conhecimento de tudo que lhe diz respeito, como seus hábitos, lugares que frequentam, suas amizades. Pais e filhos devem viver uma grande amizade cheia de companheirismo, compreensão, valorização e amor.
Desse modo, o Liceu de Acopiara, por meio do projeto Pai, meu grande amigo, sugere a celebração entre pais e filhos com a certeza de que essa relação, quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias. Cabe à escola, como espaço de reflexão e crescimento humano, mediar as alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores, como: carinho, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade. Podendo refletir de maneira significativa na aprendizagem.
Palavras- chaves: Amor, Compreensão, Família, Homenagem.
II - JUSTIFICATIVA:
Trabalhar com o Projeto: Pai, meu grande amigo! É de suma importância para nossa escola. Pois os jovens necessitam ter exemplos e apoio positivo no mundo de hoje. Eles têm de enfrentar novas exigências de natureza social, física e psicológica e lidar com uma quantidade muito maior de pressões pessoais e sociais do que qualquer geração anterior. Como o pai tem um lugar ímpar na vida dos filhos, a valorização da figura paterna oportunizada na escola contribui significativamente para o desenvolvimento social dos nossos jovens.
Como as demais instituições, família e escola passam por mudanças que redefinem sua estrutura, significado e papel na sociedade. A escola de hoje não é apenas um espaço onde são desenvolvidos conteúdos e habilidades; é também, o cenário responsável pela formação política, ética estética de quem utiliza seus serviços. É o ambiente que recebe todos os tipos de problemas sociais, que são reflexos de nossa condição e condução política. Aí está a importância do nosso projeto, criar situações de ensino-aprendizagem que possibilitem os alunos a pensarem sobre o relacionamento entre pais e filhos.
Promover o “Dia dos Pais” na escola, onde todos possam confraternizar-se através de um momento especial que será a culminância do projeto no dia 08 de agosto, Conscientes que a vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares. Num clima de relação aberta e respeitosa, educadores, pais e alunos podem construir um espaço de confiança, condição essencial para o desenvolvimento de um projeto pedagógico que valorize equitativamente o diálogo e participação da escola, do aluno e da comunidade.
III – OBJETIVOS
3.1 – OBJETIVO GERAL:
Contribuir para a formação humana, permitindo refletir sobre os valores, relacionamentos e as diversas estruturas familiares existentes, além de integrar os pais, escola e alunos. Celebrando o Dia dos Pais, e considerando a escola como mediadora das diferenças com as quais os estudantes convivem, de modo a instrumentalizá-los em suas ações sociais.
3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Oportunizar o espírito de solidariedade na família.
Resgatar a necessidade dos valores.
Homenagear os pais;
Valorizar a figura paterna;
Desenvolver a criatividade dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento como base para uma aprendizagem efetiva;
Integrar a escola com a família.
IV - METODOLOGIA:
Desenvolver o projeto com todos os alunos da escola, com atividades variadas. Durante a semana que antecede o dia 08 de agosto, a ideia é desenvolver atividades que proporcionem aos alunos reflexão sobre os aspectos essenciais das instituições sociais envolvidas (pai, família, grupo, escola), contando, quando possível, com a participação e a presença física dos pais na escola.
Isso porque trabalhar a competência da análise e das múltiplas leituras de mundo com o educando é tão importante quanto com os pais, considerando que eles, e a família de modo geral, fazem a interligação escola-família, revelando-se isso recurso precioso para a concretização dos objetivos educacionais.
Através de apresentações artísticas promovidas pelos filhos. Esse engajamento de todas as áreas é que nos permite almejar resultados significativos para os pais que serão homenageados, os filhos que irão se comprometer com os trabalhos propostos e a escola em geral.
Confecção de poemas diários para os pais;
Leitura de textos sobre os pais;
Estudo de letras de músicas.
Confecção de painéis com recadinhos especiais;
Produção de apresentações artísticas desenvolvidas pelos alunos.
*Cada de Área Conhecimento aplicará suas atividades ao longo da semana.
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
O projeto acontecerá entre os dias 03 a 08 de agosto. Haverá momentos em que serão debatidos assuntos voltados à família e especialmente a figura do pai. Para contemplar os objetivos explicitados no projeto, realizaremos nas disciplinas de Filosofia e Sociologia as seguintes atividades:
Meu pai – seu passado meu futuro:
Orientar os alunos para atividades coletivas de construção de textos a partir de histórias dos pais.
Meu pai e outros pais:
Análise de textos referentes a temática “PAI” , utilizando a revista Mundo Jovem para debate em sala de aula.
Festival da canção:
Organizar apresentação de canções com temática referente aos pais,
ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS
Pai – Meu herói
Construção textual tendo como base o tema, utilizando recursos diversificados.
Ser Pai é...
Abordagem do tema através de confecção de mensagens, frases, acrósticos, poemas, quadrinhas.
Festival da canção:
Organizar apresentação de canções com temática referente aos pais,
ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Quem são nossos Pais
Estudo sobre a realidade estatística dos pais quanto a:
- Renda familiar
- Profissão
- Alunos que são pais
- Faixa etária
- Estudo de casos sobre pais
V – CRONOGRAMA:
DIA DA CULMINÂNCIA DO PROJETO: Pai, meu grande amigo! 08/08/09.
Apresentações artísticas no auditório:
Acolhida – Núcleo Gestor
Homenagem dos filhos
Mensagens
Brincadeiras
Apresentações Artísticas
Sorteios
Café da manhã.
VI - AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual e contínua através das atividades elaboradas no processo ensino – aprendizagem.
“Sábio é o pai que conhece o seu próprio filho”.
William Shakespeare
Nenhum comentário:
Postar um comentário