quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

PROJETO: BRASIL RITMOS E CORES

LICEU DE ARTES E OFÍCIO DO MUNICÍPIO DE ACOPIARA
DEPUTADO FRANCISCO ALVES SOBRINHO
Rua Vicente Carlos Pinheiro, 101, Fone: (88) 3565 - 0598
E-MAIL: liceudeacopiara@hotmail.com

PROJETO:
BRASIL, RITMOS E CORES.

ACOPIARA
2009

“É, a gente quer viver pleno direito, a gente quer viver todo respeito, a gente quer viver uma nação; a gente quer é ser um cidadão” (Gonzaguinha, na canção É).
Brasil, ritmos e cores.

I – APRESENTAÇÃO:

A temática abordada em nosso projeto será de suma importância para retratar mais fielmente as riquezas culturais das nações indígenas e africanas que o povo brasileiro usufrui em seu cotidiano, e que, em muitos momentos não valoriza da forma mais significativa. O que queremos é apresentar um estudo crítico partindo do entendimento de como os povos africanos e indígenas foram desrespeitados ao longo do processo histórico de nossa terra amada Brasil. E, oportunizar momentos de integração entre as diferentes culturas em nosso estabelecimento de ensino, pois é missão da escola investir cada vez mais na formação da cidadania, direitos éticos e humanos para os alunos.
A realização do projeto acontecerá no primeiro semestre do ano letivo em curso, especificamente entre os meses de abril e maio, aproveitando a data do dia do índio como inspiração e em respeito a aplicação da Lei 10.639/03 da Educação Afro-descendente com mais efetividade durante o ano letivo, as atividades acontecerão com todas as turmas de nossa escola. Na disciplina de História teremos a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a África berço das civilizações; Pré-história no Brasil; Os primeiros habitantes do Ceará entre outros temas. A disciplina de Geografia ficará responsável em retratar a realidade desses povos, como: Renda; escolaridade; dados estatísticos; estudo das localidades que ainda possuem a presença dos mesmos, etc. Já na disciplina de Sociologia os trabalhos serão voltados para a questão da criticidade e reflexão de nossos alunos, como: Preconceito; políticas públicas; destaques negros em diversos setores, entre outras temáticas.
A estrutura do projeto permite que a disciplina de Arte que faz parte da Área de Linguagem e Códigos, possa ser inserida em nossas ações de trabalho, já que em se falando de cultura popular e heranças das diferentes etnias, a musicalidade e o estudo dos ritmos que alegram o tão sofrido povo brasileiro não podia ser esquecido. A participação dessa disciplina será bem vinda, para o enriquecimento de nosso projeto, já que o envolvimento de outras áreas do conhecimento facilitará o conhecimento para alcançar os objetivos planejados. Esperamos concretizar essa proposta de trabalho com sucesso e aproveitando a criatividade de nossos alunos e semeando atitudes mais humanas entre todos que fazem parte de nosso contexto escolar.

Palavras-chaves: Etnias – Valores –Herança - Respeito – Conhecimento.


II – JUSTIFICATIVA:

No coração de um país, reside a maior das riquezas que pode existir: a cultura de seu povo. E no Brasil somos privilegiados nessa questão, pois, não há outro lugar com tanta diversidade de expressões que identificam as raízes de seu povo. Dessa forma, temos a necessidade em pleno século XXI de vivenciarmos essa diversidade e que possamos integrá-las de maneira pacífica e cooperativa. È imprescindível nesse momento, no qual há tanta preocupação com o “aprender a fazer”, que o olhar se volte para o “aprender a ser”. Ao ser humano deve ser dada uma nova chance para que possa, maravilhado, se olhar e olhar o outro como numa primeira vez, sem preconceitos.
Que ele possa olhar o futuro, com esperança e recomeçar sua caminhada expressando sua pessoalidade seja com os traços da etnia indígena, afro-descendente, européia, na miscigenação que acompanhou o Brasil ao longo de sua história. Que ele possa respeitar o outro nas suas diferenças e com seus valores. Todavia, que o sentimento seja de respeito e não de tolerância, pois esta última leva à indiferença, que leva à insensibilidade. Abrindo-se ao diferente, abre-se para si mesmo e evita que se propague a insensibilidade e a banalização às tragédias, à violência, à morte, à doença, ao desemprego, ao racismo, como se tudo isso fosse naturalmente desse jeito. Que a vida, movimento de concretização e realização de nosso ser, do nosso em si, possa ser, por excelência, o espaço a existência no qual ganhamos o espaço de nossa individualidade humana e no qual deixamos de ser em si – a essência - e nos tornamos um indivíduo, respeitado e admirado com nosso modo próprio de ser e de viver.
È com essa essência de valorização e respeito de convivência igualitária entre todos os povos, que nosso projeto tem como objetivo primordial direcionar suas ações. Um Brasil com a mistura de nações que completam numa só, uma terra que presenciou diversas contribuições culturais e sociais. O Brasil tem uma população indígena pequena em termos percentuais, porém a riqueza cultural é grande: em nosso país são cerca de 220 povos indígenas, com aproximadamente 180 línguas originais ainda faladas. Há povos livres, sem contato com a sociedade brasileira, e grande número de indígenas morando nas cidades. Há índio caçador e coletor e índio universitário, advogado, médico. Outro povo que contribui com a nossa história foi o negro, que neste território, somam aproximadamente 60% da população, são reconhecidos por 500 anos de muita luta e resistência pela autodeterminação de um povo, que na diáspora africana se afirmam como uma cultura marcada pela pluralidade étnica, a diversidade religiosa, numa sociedade neoliberal, onde apenas consegue reconhecer-se na sua realidade multicultural.
A escola tem o papel de adentrar nesse mundo de riquezas culturais tão perto de nós. O desafio de nossa proposta de trabalho está em dar um passo adiante na afirmação da pluralidade étnica e na valorização da diversidade cultural como parte integradora da identidade brasileira.


III – OBJETIVOS:


3.1 – GERAL:


Conhecer e valorizar a pluralidade cultural que reflete a identidade do povo brasileiro, bem como os aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. Levando a uma convivência pacífica e democrática entre todos os povos que formam a nação brasileira.


3.2 – ESPECÍFICOS:


Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las;
Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo;
Reconhecer as qualidades da própria cultura, exigir respeito para si e para os outros;
Trabalhar a riqueza da musicalidade existente no Brasil;
Promover momentos de debate e reflexão sobre as atitudes vivenciadas na sociedade brasileira, como: preconceito, xenofobia, inclusão social, discriminação racial e social;
Dinamizar as aulas para participação mais efetiva de nossos alunos.

III – METODOLOGIA:
(Período 22 de abril a 22 de maio).
As atividades do projeto que ora apresentamos serão desenvolvidas no 1º semestre do ano letivo em todas as turmas da escola Liceu de Acopiara, as disciplinas envolvidas são: História, Geografia, Sociologia e Arte. Em nossa proposta estão inseridos trabalhos em grupo, aplicação de seminários, pesquisas orientadas, eventos culturais entre outras atividades. Portanto, apresentamos um cronograma de ações que podem sofrer alterações mediante as dificuldades encontradas e ajustes para alcançar melhores resultados no projeto.

Apresentação do projeto para o Núcleo Gestor e os demais professores da área (Março).
Realização de atividades orientadas pelos professores, como: pesquisas, trabalhos em grupos, documentários, ensaios de danças, entre outros trabalhos. A organização dos temas será nas disciplinas da área de Ciências Humanas e a importante contribuição da disciplina de Arte (Abril e Maio).
História:
Temas abordados nas turmas de 1º ano:
Os primeiros habitantes da América.
A pré-história no Brasil.
A África berço das civilizações.
Os Paleoíndios.
Os primeiros habitantes do Ceará.
Geografia:
Temas abordados nas turmas de 2º ano:
Estudo da população afro-brasileira.
Análise de índices sociais da nação indígena.
Análise de dados estatísticos, como: renda per capita, escolaridade, segurança, habitação dos negros no Brasil.
Estudo das localidades e reservas indígenas brasileiras.
Localização dos quilombolas nos dias atuais.
Estudo das principais características das favelas brasileiras.


Sociologia:
Temas abordados nas turmas de 3º ano:
Destaques afro-brasileiros em vários setores como: meio artístico (música, TV), política, esporte.
Preconceito.
Políticas públicas referentes aos índios e negros no Brasil.
Negros de destaque no contexto internacional.
A legislação brasileira para o índio no Brasil.
As conquistas dos negros brasileiros ao longo da história.
Contribuições africanas para a religião no Brasil.
Arte:
Temas abordados nas turmas de 1º ano:
Estudo sobre a história dos ritmos brasileiros (samba, pagode).
Contribuições culturais dos índios e negros nas festas brasileiras.
Características da cultura indígena (danças, culinária).
Educação Física:
Temas abordados nas turmas de 3º ano:
Estudo das raízes da capoeira.
Oficinas de danças nas aulas práticas.
Estudo dos ritmos com presença do negro (hip-hop, reggae, axé baiano), entre outros.
Português:
Temas abordados nas turmas de 2º ano:
Poesias “negras”.
Textos que tratam sobre gêneros e tipologias de origens afro-brasileiras.
Estudo sobre autores negros.
Temas abordados nas turmas de 3º ano:
Romances.
Publicações que retratam a temática.
O choque das raças ou o presidente negro (Monteiro Lobato).


ESTRATÉGIAS DE TRABALHO:
* Apresentação e divulgação.
* Divisão das equipes de trabalho.
* Pesquisa e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
* Apresentações de danças.
* Confecção de painel informativo.

IV – AVALIAÇÃO:

O processo avaliativo do projeto ocorrerá de forma contínua e processual, com a participação dos professores e alunos que contribuíram para a concretização do mesmo.

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